Primeiro cruzeiro do Costa Fascinosa na temporada 2016/2017

O primeiro cruzeiro do Costa Fascinosa no Brasil – Temporada 2016/2017

Vamos lá, por onde eu começo… Pode ser pela escolha do navio?rs

Costa Fascinosa

Costa Fascinosa

Nessa temporada de cruzeiros 2016/2017 da America do Sul, 4 navios estão fazendo roteiros, entre mini cruzeiros de 3 a 4 noites, de 1 semana e até as travessias, que são roteiros de 15 a 20 dias que acontecem quando o navio chega no Brasil ou quando vai para a Europa (Você chega com ele ou vai embora com ele e volta ou vai de avião, entendeu?!). Sim, eles só vem para o Brasil no verão; estão ficando de dezembro até março ou abril do próximo ano. Snif…

Como eu já conhecia alguns navios da MSC e da Royal Caribbean (este, já não faz mais roteiros pelo Brasil, infelizmente), decidi optar em conhecer algum navio da Costa Cruzeiros. Posso dizer que não me arrependi da escolha. :)

O Costa Fascinosa é o segundo maior navio da temporada, só perdendo de tamanho para o MSC Preziosa. O Costa Fascinosa possui 113.216 toneladas, comprimento de 290 metros e capacidade para 3.800 passageiros e 1.100 tripulantes; já o MSC Preziosa possui  139.400 toneladas, comprimento de 333,3 metros e capacidade para 4.345 passageiros e 1.370 tripulantes. Uma diferença boa né? Maaaas, como tamanho não é documento, ambos são sensacionais!

O mini cruzeiro escolhido por mim, teve saída no dia 19/12/2016 do Porto de Santos com retorno no dia 23/12/2016. O roteiro foi: Santos/ Porto Belo/ IlhaBela/Angra dos Reis/ Santos. Vou fazer um post a parte com as opções de passeios em cada um desses destinos, combinado?

Mas antes, algumas fotinhas do navio:

Costa Fascinosa

Área da piscina localizada na popa do navio.

 

Jacuzzis e piscina...

Jacuzzis e piscina…

 

Cabine interna - Premium

Cabine interna – Premium (as camas se convertem em camas de solteiro também, é só solicitar ao seu camareiro).

 

Ristorante Tulipano Nero - tipo buffet e fica no deck 9

Ristorante Tulipano Nero – tipo buffet e fica no deck 9

 

A máquina de bichinhos do Fascinosa tem bonecos do Star Wars :)

A máquina de bichinhos do Fascinosa tem bonecos do Star Wars :)

 

Ou então G-Shocks... Muita ostentação rs

Ou então G-Shocks… Muita ostentação rs

 

EMBARQUE

Cheguei no Porto de Santos às 10h30 do dia 19/12, despachei a mala e fui fazer o check in. O embarque estava previsto para as 13h mas só aconteceu quase às 14h.

Antigamente, você selecionava a forma de pagamento do seu consumo a bordo do cruzeiro antes de embarcar; agora você o faz depois que embarca, na recepção, que pode ser até no dia seguinte. No caso de cadastrar o cartão de crédito, o Costa Fascinosa disponibiliza algumas máquinas para Auto Cadastro, ou seja, você mesmo cadastra o seu cartão. Muito simples!

Porto de Santos

Porto de Santos

Depois do embarque, você já consegue desfrutar de tudo o que tem a bordo, inclusive ir direto almoçar, pois estará morto de fome! Apenas o casino e as lojas que só funcionam quando o navio está navegando. (Se bem que vi algumas lojas abertas quando o navio estava atracado… Em toda regra hà exceção!rs)

Sempre indico levar biquíni, sunga, uma muda de roupa na mala de mão, para aproveitar logo de cara a piscina, jacuzzi, etc. Entretanto, neste Cruzeiro me surpreendi, pois assim que embarquei, as malas já estavam na cabine, à disposição! 😉

Aproveite bastante, mas dê uma pausa para o Treinamento Obrigatório de Emergência, que acontece lá pelas 17h, sempre antes do Navio zarpar. É importante participar e é de praxe em todos os cruzeiros; ainda rende umas fotos divertidas com o colete salva-vidas… Mas, segurança em primeiro lugar!

 

PROGRAMAÇÃO A BORDO

Assim que chegar na cabine, irá receber uma programação (Diário de bordo) como essa abaixo; nela constam informações importantes, hora em que o sol nasce e se põe, números de telefones a bordo (recepção, emergência, etc.) horários das refeições( café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, ceia. Onde você encontra hambúrgueres, hot dogs, pizza…)e os decks (andares) dos restaurantes.

A programação diária das atividades a bordo é entregue nas cabines...

A programação diária das atividades a bordo é entregue nas cabines…

Ah! Na hora de fechar o cruzeiro, você já pode escolher o horário do seu jantar, que pode ser primeiro ou segundo turno. O primeiro turno geralmente é as 19h15 e o segundo às 21h45.

Cada navio possui um Diretor de Cruzeiros e uma equipe de recreação/animação diferentes. Todos os dias tem uma programação diferente, são atividades para todos os gostos. Logo no primeiro dia a bordo do Costa Fascinosa, a Festa temática era: Country Night – Country Internacional. Confesso que nunca tinha vista festa com esse tema em um cruzeiro antes, mas vamos lá, o importante é se divertir! Na verdade, a noite em um cruzeiro é bem intensa, às vezes é preciso escolher se você prefere acordar cedo ou dormir tarde.rs

Eu escolhi o jantar do primeiro turno e pra dar um gostinho pra vocês, sente como foi a programação completa da primeira noite:

19h15 Jantar no “Ristorante Gattopardo”

21h15 Festa “Party con noi” – Festa com a equipe de animação

22h15 Espetáculo “Radio” no teatro, um musical com dançarinos e cantores internacionais

22h45 Festa temática “Country Internacional”

23h15  Karaokê – “The Voice of the Sea”

1h00 Discoteca (Balada com DJ) que vai até umas 4h00.

Bom, já deu pra sentir? Todos os dias as festas temáticas são diferentes e bem animadas. A minha preferida foi a “La Notte Bianca”, a tradicional Festa do Branco que acontece geralmente na área da piscina. É sem dúvidas a festa mais animada e com uma decoração impecável!

No teatro também há apresentação diferente a cada dia, entre musicais, malabarismo, shows de mágica e ilusionismo…

 

MAS E DURANTE O DIA?

Um navio nunca pára. Durante o dia, a programação também é extensa.

Você pode, por exemplo, fazer uma aulinha de dança e aprender a dançar forró, sertanejo, samba, ritmos latinos; pode participar de quiz, torneios e gincanas divertidíssimas; participar de bingos, jogar cartas, pebolim, ping pong; participar de seminários e palestras gratuitas no Spa; fazer aulas na academia de spinning, jump, pilates, localizada, zumba; pode ainda assistir um filminho no cinema 4D ou se divertir no simulador de Grande Prêmio -F1 (estes, são pagos a parte!).

Mas não se esqueça. Além de toda essa programação a bordo, você precisa descer nos portos para conhecer os destinos por onde o cruzeiro passar. Por isso eu acho muito válido quando o cruzeiro possui um “Dia navegando”, é a oportunidade de curtir mais o navio; no caso deste roteiro, não havia, entretando o dia em que paramos em Ilhabela, foi o dia de aproveitar o navio, pois eu já conhecia o destino.

 

ALIMENTAÇÃO

É claro que quando vamos comer algo diferente, tiramos uma fotinha para registrar né? E talvez postar no Instagram e ostentar pros amigos rss

Vou mostrar pra vocês algumas comidinhas servidas no jantar e no buffet. Pra quem não comprou pacote de bebida, prepare-se para pagar cerca de US$ 6 em uma garrafa de água (1lt) e uns US$4 em um refrigerante de latinha. Lembrando que no serviço de bar eles incluem 15% de gorjeta sob o que consumir.

Cardápio

Cardápio

 

Muzzarela empanadaa

Mozarela empanada

 

Antipasti: Salada de polvo, azeitonas Taggiasche e batatas.

Antipasti: Salada de polvo, azeitonas Taggiasche e batatas.

 

Peixe "Meca Santista" servido com camarão grelhado e banana frita.

Peixe “Meca Santista” servido com camarão grelhado e banana frita.

 

Camarão com catupiry.

Camarão com catupiry.

 

Tilápia com molho de lula

Tilápia ao molho de lula, laranja e funghi (Algo assim!rs)

 

Sobremesas servidas no Buffet - Nhami!

Sobremesas servidas no Buffet – Nhami!

 

DIFERENCIAIS

Um dos diferenciais do Costa Cruzeiros é a atração “The Voice of the Sea”. Eles compraram os direitos autorais do programa oficial e oferecem essa atração em todos os navios da Costa. No cruzeiro em que eu estive, houve duas audições para quem quisesse participar. Foram selecionados 8 finalistas que fizeram uma atração exclusiva no final do cruzeiro. E não é que tinham vozes lindas?

Outro diferencial que agrada a criançada. A Cia. Costa Cruzeiros possui os direitos de imagem da Peppa Pig. Imagine o rostinho da criançada ao ver a própria Peppa ao vivo e a cores? Na programação, eles fizeram atividades como “Caça ao tesouro”, “Encontro com a Peppa Pig”…

"The Voice of the Sea" atração exclusiva da Cia. Costa

“The Voice of the Sea” atração exclusiva da Cia. Costa

 

Pudemos até votar no nosso candidato preferido... "Vai Sandro!" rs

Pudemos até votar no nosso candidato preferido… “Vai Sandro!” rs

 

E ENTÃO?

Cruzeiros marítimos são excelentes opções de mini férias. Sou suspeita a falar, pois sou apaixonada por esses passeios e faria quantos pudesse e pelo mundo inteiro. Até o momento foram sete, mas que venha o oitavo!

Em específico sobre o Costa Fascinosa, foi excelente! Comida boa e diversificada, atendimento top dos garçons e do serviço de bar, atividades a bordo para todos os gostos e que me agradou bastante. Neste roteiro senti falta de ter um dia apenas navegando (na verdade foi escolha minha), pois é o dia que tem para curtir de fato o navio. Mas as paradas foram muito interessantes: Ilhabela, Porto Belo e Angra dos Reis e consegui aproveitar bastante.

Vida mansa em Angra dos Reis - Ilha de Cataguazes

Vida mansa em Angra dos Reis – Ilha de Cataguazes

 

DICAS

  • Quem faz o check in mais cedo, embarca mais cedo. No check in, você pega uma senha e aguarda chamarem o seu número. O meu número era 15 e tinha gente com a senha 40, 50… (Isso porque cheguei às 10h no Porto).
  • Antes de embarcar, cadastre-se no “Costa Club”. É gratuito e logo no primeiro cruzeiro você ganha umas cortesias, como um drink e um ingresso para o cinema 4D. Além disso, você poderá conseguir descontos para os próximos cruzeiros com a Costa.
  • Vale a pena acordar cedinho pelo menos um dia (ou já fica direto da balada!rs) para ver o sol nascendo. É realmente lindíssimo e no diário de bordo você encontra o horário exato do nascer do sol.
  • Não deixe pra depois! Se achou alguma atividade interessante, não fique adiando e não deixe pro final do Cruzeiro. Os dias passam voando!
  • Nas paradas que não tem píer para o navio, chegamos no destino com uma embarcação chamada “tender”. Mas para isso é preciso pegar uma senha que será chamada aos poucos. Quanto mais tarde acordar e pegar a senha, mais tarde sairá para aproveitar o destino.
  • Fique atento ao horário de retorno, o navio não irá te esperar.
Sol nascendo...

Sol nascendo…

 

Na saída de Santos...

Na saída de Santos…

Costa Fascinosa

Costa Fascinosa

 

Aqui no blog tem algumas postagens sobre Cruzeiros, você já viram?

Confira aqui:

Dicas de ouro para cruzeiristas de primeira viagem

Cruzeiro nas Bahamas

Porque fazer um cruzeiro!?

 

Curta a fanpage do blog: Mau Moura -Registrando Viagens.

Mas se estiver procurando uma Agência de Viagens de confiança, conte conosco. Curta a página da Agência: Registrando Viagens

 

Programe-se e boa viagem!

Mau Moura

6 comments

  1. Adriana M · janeiro 4

    Que top!!!
    Meu sonho fazer um cruzeiro…

  2. Fernanda · janeiro 4

    Boa Tarde,

    Fiz o mesmo cruzeiro que o seu, vale super a pena

    Tudo maravilhoso 😀

  3. José C. C. Jr · janeiro 4, 2017

    Vou fazer a travessia com ele agora em março e, espero que vc esteja certa na avaliação :)… Estou com receio porque os últimos que fiz foram da Royal Caribbean (a melhor, na minha opinião), além de já ter feito alguns MSCs e o Fascinosa 7 dias há uns 3 anos…

    • Mau Moura · janeiro 4

      Bom dia José!
      É, você veio com uma referência como a Royal Caribben (A melhor na minha opinião também), então pode ser que sinta uma diferença quanto à estrutura e ao tamanho do navio, embora o Fascinosa seja o 2º maior da temporada. Mas fique tranquilo que você vai gostar… O importante é ir com a mente aberta e se divertir bastante. :) Uma ótima viagem!

  4. José C. C. Jr · janeiro 4, 2017

    Bom relato! Parabéns!

  5. Raphaela · janeiro 4, 2017

    Adorei seu relato! Estarei embarcando em março neste navio, meu terceiro (de muitos que virão, assim espero hahah). Senti falta de umas fotinhos do restaurante, to curiosissima sobre a comida.

    Um beijão!